LUTEOLINA é um FLAVONÓIDE encontrado na SALSA, ALCACHOFRA, BASÍLICO (tempero), AIPO e outros alimentos. Quando comparado com 27 outros flavonoides, luteolina tem a melhor proteção contra a agressão ao nosso DNA.
Um dos mecanismos favoráveis da Luteolina é sua habilidade em inibir o DANO OXIDATIVO ao DNA celular.
Outro benefício único da luteolina é sua habilidade em suprimir o excesso de uma perigosa CITOQUINA INFLAMATÓRIA como a INTERLEUCINA 6 e 1beta.
A sua DOSE TERAPÊUTICA é de pelo menos 8 mg ao dia.
Em resumo: a luteolina é um grande aliado na prevenção de cancer e doenças degenerativas!
Portanto COMAM VERDURAS!
Dicas e receitas :
Dicas para preparar a alcachofra:
Corte o talo perto da base e lave a alcachofra em água corrente abrindo bem as pétalas para que a água penetre.
Deixe de molho em água com sal e algumas gotas de limão ou vinagre para não escurecer.
No cozimento, use panelas esmaltadas ou em aço inoxidável. As panelas de alumínio escurecem a alcachofra.
O tempo médio de cozimento é de aproximadamente 40 minutos, dependendo do tamanho e idade da alcachofra. Em panela de pressão o tempo cai para uns 20 minutos.
Para saber se a alcachofra está cozida, é só puxar uma folha: se ela se soltar com facilidade é porque está no ponto.
No cozimento, evite o excesso de água: coloque o suficiente para cobrir metade da alcachofra.
Os talos das alcachofras também podem e devem ser aproveitados. Para isso, é só retirar a parte fibrosa que os envolve, descascando-os com uma faca. Depois, deixe os talos mergulhados em água com limão ou vinagre durante alguns minutos e leve para cozinhar por 30 minutos ou 15 minutos em panela de pressão.
Receitas:
Alcachofra dos Nobres
Corte as pontas das pétalas de 6 alcachofras grandes, deixando-as todas com a mesma altura. Retire as pétalas mais duras e esfregue as partes cortadas com limão. Ponha para ferver 8 xícaras (chá) de água com sal e coloque as alcachofras, junto com metade de um limão. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por uns 30 minutos. Escorra e deixe esfriar.
Retire, cuidadosamente com uma colherinha, a parte fibrosa central de cada alcachofra, isto é, os "espinhos". Retire também todas as pétalas, cubra os fundos com papel alumínio e leve à geladeira. Enquanto isso misture num recipiente 1/2 xícara (chá) de azeite, 2 colheres (sopa) de suco de limão, 2 colheres (sopa) de vinagre, salsa picada, 2 colheres (chá) de mostarda e sal a gosto. Retire os fundos das alcachofras da geladeira e arrume-os numa travessa, sobre as pétalas reservadas. Espalhe por cima o molho preparado e leve novamente à geladeira, até a hora de servir.
Alcachofras à Romana
Retire os talos de 4 alcachofras, limpe-as e corte a ponta das folhas. Coloque-as em uma vasilha com água, sal e limão e reserve. Misture 1/2 pãozinho amanhecido e ralado com salsa picada e sal a gosto. Escorra as alcachofras, achate-as um pouco no centro, para formar uma cavidade entre as pétalas e recheie com a mistura. Leve as alcachofras ao fogo, em uma panela com um pouco de água e óleo. Tampe e deixe cozinhar até que as pétalas se soltem facilmente.
Rose Aielo Blanco é jornalista e diretora de conteúdo do Jardim de Flores
Veja o site dela
Postado por Dr. Waldirson Coelho às 4:38 PM
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial