sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Pesquisadores descobrem nova maneira com que o estrogênio afeta o cérebro Fonte: Journal of Neuroscience, 16/05/2005

Notícias Abril de  2005
Pesquisadores descobrem nova maneira com que o estrogênio afeta o cérebro


Fonte: Journal of Neuroscience, 16/05/2005


Pesquisadores da Universidade de Minnesota demonstraram pela primeira vez como o estrogênio afeta o aprendizado e a memória. Eles descobriram que o estrogênio pode ativar receptores de glutamato específicos no hipocampo, a região do cérebro responsável por muitos aspectos de aprendizado e memória.
O glutamato é o principal neurotransmissor excitatório no cérebro, permitindo a rápida comunicação entre os neurônios. Ao examinar os neurônios do hipocampo de ratos, os pesquisadores observaram que o estrogênio apenas ativava os processos relacionados com aprendizado e memória no cérebro das ratazanas e não dos ratos. Embora esteja bem documentado que o estrogênio influencia outros comportamentos além da reprodução, incluindo aprendizado e memória, o mecanismo não é bem compreendido.
"Acreditamos que este seja um primeiro passo importante para a compreensão de como o estrogênio afeta o aprendizado e a memória, bem como uma variedade de comportamentos não-reprodutivos", diz Paul Mermelstein, Ph.D., professor assistente de neurosciência na Universidade de Minnesota e pesquisador principal. "A ativação de receptores de glutamato pelo estrogênio em outras regiões cerebrais poderia também ser responsável por outras ações deste hormônio no controle motor e sensação de dor das mulheres".
Segundo Marissa Boulware, estudante de pós-graduação em neurociência que realizou os estudos declara que "todos os dias, mulheres na pós-menopausa enfrentam o dilema de tomar estrogênio para melhorar as habilidades cognitivas, sabendo que ele apresenta riscos potenciais à saúde. Compreendendo melhor como o estrogênio age no cérebro, um dia poderemos desenvolver novas terapias usando drogas não-esteróides que mimetizem ações específicas do estrogênio em processos relacionados ao aprendizado e memória, propiciando os benefícios cognitivos do estrogênio mas sem seus efeitos colaterais".

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial